Curiosidades

Jesus é homem ou é Deus?

Jesus é homem ou é Deus?

Jesus é Deus e homem verdadeiro. N’Ele a natureza divina e humana se uniram na hipóstase do Verbo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Essa união é livre de fusão, divisão ou composição. Ela se realiza de tal forma que ambas naturezas permanecem íntegras e distintas. Caso contrário, a Redenção não existiria, pois um homem deveria representar a humanidade no ato de reparação, mas só um Deus poderia praticar uma ação de valor infinito. Por isso, Jesus Cristo é Deus e homem em todo rigor do termo.

Corpus Christi

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

Porque devo rezar? O que é a oração?

Porque devo rezar? O que é a oração?

Rezar é uma necessidade absoluta, é o meio que Deus deixou para obtermos as graças e para nos salvarmos. Disso deu testemunho e exemplo o Divino Mestre, ao rezar e ensinar os discípulos a fazê-lo. Ele deixou-nos a oração perfeita: o Pai Nosso. Além disso, os santos não se cansavam de rezar e de incitar a todos que estivessem ao seu alcance a praticarem a oração. Para conhecer mais sobre o assunto leia o artigo completo.

Os Anjos falam?

Os Anjos falam?

São Tomás de Aquino ensina que os Anjos se comunicam de duas maneiras: iluminação e locução. A iluminação é o ato pelo qual um Anjo superior transmite uma verdade a um Anjo inferior. A locução é a transmissão de qualquer coisa que pertença à sua própria consciência, sua intimidade, cuja manifestação está debaixo do selo da própria vontade.

É proibido comer carne na Sexta-Feira Santa, ou é opcional?

É proibido comer carne na Sexta-Feira Santa, ou é opcional?

Na Sexta-Feira Santa da Paixão do Senhor a Igreja nos pede que façamos jejum e abstinência como um ato penitencial, reconhecendo assim nossa condição de pecadores e como oferecimento de gratidão ao nosso Salvador. Essa penitência é obrigatória, mas pode ser substituída pelo próprio fiel, em caso de necessidade, por outro sacrifício, ou ainda por ato de piedade ou de caridade.

O que é o pecado?

O que é o pecado?

O pecado é a transgressão de um dos mandamentos da Lei de Deus, um ato de egoísmo da criatura. O pecado mortal mata a vida divina na alma em estado de graça e torna o pecador réu do inferno. Segundo São Tomás de Aquino é uma aversão a Deus e uma conversão às criaturas.

O que Jesus fez nos trinta anos que viveu em Nazaré?

O que Jesus fez nos trinta anos que viveu em Nazaré?

Muitos gostariam de ter mais informações sobre o que Jesus fez ao longo dos trinta anos que viveu em Nazaré na companhia de Nossa Senhora e São José. Contudo, são poucos os fatos relatados nos evangelhos a esse respeito. O que terá feito Jesus? Ajudava São José na carpintaria? Frequentou alguma escola rabínica como era costume na época? Teve amigos de infância? Enfim, quantas e quantas perguntas poderiam surgir a respeito desses trinta anos na pequena Nazaré. Sem dúvida, um dos principais motivos foi a santificação de seus pais, especialmente de Maria, A qual deveria ser Medianeira Universal.

Qual o efeito que o Batismo produz em nossa alma?

Qual o efeito que o Batismo produz em nossa alma?

O Batismo é o maior dom que Deus poderia ter concedido à humanidade. Através dele somos elevados à família divina, passamos a ser filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo e herdeiros do Céu. No Batismo é introduzida na alma a Graça Santificante e todo o organismo espiritual - virtudes e dons - que nos permite atuar dentro dessa nova vida que é a vida divina. O Batismo é a porta para todos os outros sacramentos, sem ele não é possível fazer parte da Igreja Católica nem se beneficiar de todos os tesouros que Jesus Lha confiou. Pelo Batismo passamos a pertencer ao Corpo Místico de Cristo, isto é, a Igreja Católica. Pelo Batismo passamos a ser templos da Trindade.

Fora da Igreja não há salvação

Fora da Igreja não há salvação

São Cipriano afirmou que "fora da Igreja não há salvação". Essa teoria é sustentada por diversos santos e pelo Magistério da Igreja. Mas como coadunar essa afirmação com a recente declaração do Papa Francisco que "a privatização da salvação é uma estrada errada”?

Qualquer vinho pode ser utilizado para a celebração da Missa?

Qualquer vinho pode ser utilizado para a celebração da Missa?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual tipo de vinho pode ou deve ser usado na Missa. Só vinho tinto? Ou pode ser branco também? Pode ter adição de outra bebida?