A festa de Nossa Senhora da Luz acontece nesta segunda
Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém, pintura de Rembrandt

A festa de Nossa Senhora da Luz acontece nesta segunda

Imagem de Nossa Senhora da Luz do século XVI (foto: Dornicke / Wikimedia)

Imagem de Nossa Senhora da Luz do século XVI (foto: Dornicke / Wikimedia)

Nesta segunda-feira (2), quarenta dias após o nascimento de Cristo, é celebrada a festa de Nossa Senhora da Luz, também chamada de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora da Purificação.

A devoção a Nossa Senhora da Luz, tem origem na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo.

De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício, podendo ser um cordeiro e duas pombas ou duas rolas para purificar-se.

A Santíssima Virgem Maria e São José apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, quando lhes foi revelado maravilhas acerca do Filho que ali lhe traziam.

“Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo (Lucas 2:29-33)”

Deixe seu Comentário