Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja

Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja

Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja

Neste dia 2 de maio, comemoramos Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja.

Santo Atanásio de Alexandria, foi o vigésimo arcebispo de Alexandria (como Atanásio I de Alexandria). Seu episcopado durou 45 anos (ca. 8 de junho de 328-2 de maio de 373), dos quais dezessete ele passou exilado, em cinco ocasiões diferentes e por ordem de quatro diferentes imperadores romanos. Atanásio foi um importante teólogo cristão, um dos “padres da Igreja”, o principal defensor do trinitarismo contra o arianismo e um grande líder da comunidade de Alexandria no século IV.

O conflito contra Ário e seus seguidores, apoiados muitas vezes pela corte em Roma, moldou a carreira de Atanásio. Em 325, com 27 anos, começou a luta contra os arianos como assistente de seu arcebispo, Alexandre, no Concílio de Niceia, convocado pelo imperador Constantino I entre maio e agosto de 325 para tratar da tese ariana de que o Filho de Deus, Jesus de Nazaré, e Deus Pai seriam de substâncias (ousia) diferentes.

Além do conflito contra os arianos, que incluía o poderoso e influente partido liderado por Eusébio de Nicomédia, ele lutou também contra os imperadores Constantino, Constâncio II, Juliano, o Apóstata e Valente e, por isso, era conhecido como “Athanasius Contra Mundum” em latim.

Depois de retornar para o trono no início de 366, Atanásio passou seus últimos anos arrumando os danos provocados pelos sucessivos períodos de violência, dissenção e exílios na sé de Alexandria. Ele voltou a escrever e a pregar livremente e, caracteristicamente, re-enfatizou a visão sobre a Encarnação que havia sido definida em Niceia. Em 2 de maio de 373, tendo consagrado o papa Pedro II de Alexandria, um de seus presbíteros, como sucessor, Atanásio morreu dormindo, rodeado de fieis e aliados.

Oração ao Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja

Deus eterno e todo-poderoso, 
que nos destes em Santo Atanásio 
um exímio defensor da divindade de vosso Filho, 
concedei-nos, por sua doutrina e proteção, 
crescer continuamente 
no vosso conhecimento e no vosso amor. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
na unidade do Espírito Santo.


Omnípotens sempitérne Deus, 
qui beátum Athanásium epíscopum 
divinitátis Fílii tui propugnatórem exímium suscitásti, 
concéde propítius, 
ut, eius doctrína et protectióne gaudéntes, 
in tui cognitióne et amóre sine intermissióne crescámus. 
Per Dóminum nostrum Iesum Christum, Fílium tuum, 
qui tecum vivit et regnat in unitáte Spíritus Sancti, Deus, 
per ómnia sǽcula sæculórum.

Deixe seu Comentário