Santo Eliseu

Neste dia 14 de junho, celebramos Santo Eliseu, um profeta Bíblico. Era discípulo de Elias.

Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus por um redomuinho,depois de serem separados por uma carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe “porção dobrada do espírito de Elias”, isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)

Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Ele chamou Jeoás, filho de Jeoacaz e neto de Jeú para ir visitá-lo. Eliseu disse que ele foi como um exército para defender Israel. Ele também pediu que pegasse um arco e flechas e abrisse a janela que desse para o lado da Síria. Eliseu disse para que o rei retesa-se o arco, e pôs suas mãos sobre as do rei, orientando-o a lançar as flechas e declarou…” Flecha da vitória do Senhor”, anunciando assim a vitória sobre os siros.Logo em seguida disse a ele que atirasse contra o solo, o que fez o rei, mas somente por três vezes,indignado Eliseu lhe afirma que, se o tivesse feito por seis vezes, teria vencido totalmente os siros.

Um bando de moabitas invadia Israel todo ano. Um desses bandos invadiu um funeral e todos fugiram e jogaram o defunto na sepultura de Eliseu. Quando esse defunto tocou nos ossos do profeta, ele voltou a viver. (2Reis 13:20-21).

Santo Eliseu

Santo Eliseu

Deixe seu Comentário