São Germano de Paris

São Germano de Paris

Hoje celebramos São Germano de Paris, um bispo de Paris, santo para a Igreja Católica. Seu dia consagrado é 28 de maio.

Germano nasceu perto de Autun, na atual França, por volta de 496. Viveu como eremita e tornou-se depois diácono da diocese de Autun. Após 530 foi padre e, a partir de 540, abade em St. Symphorien, também próximo a Autun.

Entre os anos 555 e 556, Childeberto, rei de Paris da dinastia merovíngia, designou Germano primeiro capelão e depois bispo da cidade. No cargo, Germano destacou-se pelo seu ascetismo e ajuda aos necessitados. Também promoveu o culto aos santos.

Ao morrer, em 28 de maio de 576, foi sepultado na abadia fundada por Childeberto e por ele em 558 junto a Paris, conhecida mais tarde como Abadia de Saint-Germain-des-Prés. Germano começou a ser venerado como santo pouco tempo após sua morte, e em 755 o rei franco Pepino o Breve, junto aos herdeiros Carlos e Carlomano, presidiu a translação da sepultura do santo para uma localização atrás do altar principal da igreja da abadia. As relíquias, porém, desapareceram com a Revolução Francesa em 1793.

A partir das incursões de pilhagem normandas no século IX, Germano foi feito santo padroeiro de Paris. Seu culto, porém, permaneceu restrito a Paris, sendo menos popular a partir da canonização do seu homonimo, São Germano de Auxerre.

Deixe seu Comentário